Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Convívio Científico


O Lousada Ténis Atlântico ao promover os Convívios Científicos juntamente com o Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Lousada, tem por objectivo, ajudar os profissionais das várias áreas do desporto e da Saúde, assim como, os próprios praticantes a entenderem as novas metodologias de ensino.
Numa breve alusão histórica à palavra "coach" de origem Inglesa, remete-nos para duas áreas semânticas distintas. Por um lado, associamos "coach" ao treinador desportivo - aquele que acompanha, motiva, desenvolve novas capacidades nos seus jogadores ou melhora competências no sentido de concretizar determinados objectivos, por outro lado, o termo "coach" está associado à ideia de "carruagem" meio de transporte que nos permite abandonar um determinado ponto e deslocarmo-nos num determinado sentido. Partindo esta análise é fácil compreender a amplitude do processo. Em termos genéricos é uma relação de parceria, na qual, em virtude da partilha de informação os treinadores vão ter mais conhecimento e opções que o vão ajudar a trilhar o seu próprio caminho. Quando falamos de aprendizagem, neste caso, entende-se essa acção no sentido do reconhecimento das nossas fragilidades e competências, e o sucesso ou insucesso vai depender em primeiro lugar de nossa predisposição para aprender. O desporto ao ser plural e contribuir para a formação pessoal, social e desportiva de todos, independentemente da etnia, do sexo da idade e do nível de habilidade desportiva ou do desporto praticado, deve ser orientado por treinadores com qualidade e qualificados para o desempenho da função.
Capacidades do treinador para avaliar as necessidades de um contexto específico e intervir efectivamente são adquiridas em várias experiências e contactos com profissionais de outras áreas. O Conceito de competência dentro de uma estrutura ética é:
Reduzir as barreiras de envolvimento Desportivo e adquirir competências pessoais, sociais e desportivas para conseguir a fidelização à prática desportiva.
É tornar o praticante competente, culto e entusiasta na e pela prática desportiva
É o que nós chamamos de "SABER EM USO" Competências sustentadas em saberes teoricamente fundados e capacidade de reflectir e compreender o sentido das suas acções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário